Vereadora Juliana Antunes busca respostas a pedidos de expansões de redes e melhorias do bairro Industrial junto a Energisa em Porto Velho

Giro Rolim

Publicado

17 horas atrás

em

24/09/2021

O último boletim sobre a pandemia do novo coronavírus desta semana foi divulgada na tarde desta sexta-feira, 24, e mais um óbito entrou para as estatísticas da covid-19 em Rolim de Moura, RO. O óbito registrado é de um idoso de 83 anos que residia na zona rural, ocorrido no mês de passado, ou seja, no dia 05 de agosto, porém o sistema só informou hoje o setor de epidemiologia rolimourense.

Os números de pessoas positivadas são 25, um numero muito baixo, mas o que se preocupa é que destes totais de positivados, 03 estão infectados com a cepa conhecida da Variante Delta, que infelizmente foi trazida por um homem que mesmo em período de pandemia veio do estado do Rio de Janeiro visitar seus familiares em Rolim de Moura e acabou contaminando mais dois familiares, um primo e um irmão.

Do total de pessoas infectadas, 18 estão em tratamento domiciliar, incluindo os 03 infectados com a Variante Delta, outras 07 pessoas seguem internadas em hospitais da região.

Há ainda 35 pessoas consideradas suspeitas de estarem contaminadas e seguem em regime de isolamento até os recebimentos dos exames enviados ao Lacem em Porto Velho.

Nas ultimas 24 horas houve apenas 05 pessoas que receberam alta, ou seja, foram considerados pelo setor de epidemiologia como curados do vírus. O número de óbito são 174.

Desde o início da pandemia no município rolimourense houve o total de 7.286 pessoas contaminadas com o vírus, felizmente 7.087 pessoas foram consideradas curadas. Já os casos suspeitos que foram descartados chegam à 8.645 casos.

Com 03 pessoas infectadas com a Variante Delta, Rolim de Moura registra baixa nos infectados e registra um novo óbito 35

Da redação – Planeta Folha

Educação

Publicado

18 horas atrás

em

24/09/2021

O prefeito de Rolim de Moura (RO) Aldo Júlio recebeu na última quinta-feira (23) o deputado estadual Lazinho da Fetagro. Durante a agenda no município o deputado, acompanhado do prefeito e da secretária municipal de educação, Cleide Lopes, foi até a escola polo José Verissimo na linha 176 para acompanhar obras que foram executadas por meio de emenda parlamentar.

Lazinho é o autor da emenda que possibilitou a construção da plataforma de embarque e desembarque dos ônibus na José Veríssimo que dará mais segurança aos alunos. A obra foi concluída, mas devido a pandemia, o parlamentar não participou do ato inaugural e aproveitou a visita ao município para ver a obra.

O prefeito Aldo Júlio agradeceu ao parlamentar pelos investimentos já realizados no município e falou da necessidade que a escola precisa de uma calçamento em bloquete. Lazinho da Fetagro disse que irá alocar verba para mais esse benefício para a escola.

“Temos trabalhado forte para melhorar a infraestrutura do nosso município e nossas escolas merecem receber investimentos. O deputado Lazinho é agricultor e defende com muita competência na assembleia os interesses dos trabalhadores rurais, os nossos alunos são os filhos dos agricultores, e fazem parte desse processo. Agradeço ao deputado Lazinho pela sensibilidade em atender nosso pedido e ficou definido que nossa equipe fará o projeto e parlamentar por meio de seu mandato buscará os recursos necessários para melhoramento do pátio da nossa escola a qual faremos o calçamento e aos poucos vamos avançando” afirmou o prefeito.

  • Aldo Julio pede emenda para calçamento no colégio José Verissimo e agradece deputado Lazinho por outra obra 38
  • Aldo Julio pede emenda para calçamento no colégio José Verissimo e agradece deputado Lazinho por outra obra 39
  • Aldo Julio pede emenda para calçamento no colégio José Verissimo e agradece deputado Lazinho por outra obra 40

Via assessoria

Economia

Cerca de 14 mulheres agricultoras foram beneficiadas com o curso.

Publicado

18 horas atrás

em

24/09/2021

Na tarde desta quinta-feira (23), a prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) em parceria com o SENAR, conclui mais um curso de capacitação para os agricultores. O curso foi ministrado pela Educadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Marlene Alves Toledo e capacitou cerca de (14) Agricultoras a produzirem mais de (40) receitas de produtos à base de mandioca.

De acordo com o Secretário de Agricultura de Rolim de Moura, Dionísio Pereira Braga, “Goiaba”, o curso de capacitação ajuda a agregar valor em produtos derivados da mandioca.

“Seguindo orientação do prefeito Aldo Júlio temos oferecido muitos cursos para nossos agricultores em parceria com o SENAR que buscam proporcionar mais atividades dos agricultores e ajudar a diversificar as opções de produtos para que os produtores possam ter mais uma opção de renda” destacou o secretário.

No encerramento do curso, o poder executivo de Rolim de Moura, foi representado pelo vice-prefeito Alcides Rosa, que agradeceu ao SENAR pela parceria e parabenizou a todos os envolvidos com as atividades oferecidas pelo poder público que visam dar mais opções aos agricultores.

Além do vice-prefeito Alcides Rosa, o encerramento do curso contou com a presença do deputado estadual Lazinho da Fetagro, vice-governador, José Jodan, Diretor Geral do DER, Elias Rezende.

O curso que teve início na segunda-feira (20) teve duração de 32 horas entre aulas teóricas e práticas e se encerrou na tarde de quinta-feira (23), foi aplicado na comunidade São João Batista, Linha 188, km 12, Sul.

  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 43
  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 44
  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 45
  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 46
  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 47
  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 48
  • Mulheres aprendem mais de 40 receitas de culinárias a base da mandioca em Rolim de Moura 49

Via assessoria

Giro Rolim

Publicado

23 horas atrás

em

24/09/2021

Os três casos da Variante Delta citado pela Agevisa em primeira mão, foram confirmados pela chefe de epidemiologia de Rolim de Moura, Janaina Travassos, os três casos envolvem uma mesma família, a Variante foi trazida por um senhor que viajou do estado do Rio Janeiro para Rolim e acabou contaminou os familiares.

Janaina explicou que o senhor já estava vacinado e o caso positivado foi notificado no dia 21 de agosto, ele ficou hospedado na casa de um primo que também foi contaminado por ele, por final contaminou o seu irmão.

Ambos os pacientes não estão internados e seguem, segundo informações, isolados em suas residências.

Covid-19: Morador do Rio de Janeiro contaminou outros dois familiares em Rolim de Moura com Variante Delta 52
Na imagem, Janaína Travassos, responsável pelo setor de Epidemiologia – foto reprodução

Da redação – Planeta Folha

Giro Rolim

Publicado

2 dias atrás

em

23/09/2021

Na manhã desta quinta-feira (23) o município de Rolim de Moura (RO) foi palco da campanha Setembro Verde Ação que tem o intuito de sensibilizar a população para a doação de órgãos e tecidos.

Na cidade de Rolim de Moura o evento ocorreu em frente Departamento De Assistência Farmacêutica (DAF) também conhecido como farmácia municipal em parceria com Jonas Cavalcante presidente da Associação Rondoniense Renais Crônicos Transplantados e Diabéticos de Rondônia (ARRCT-RO), Faculdade Estácio/FSP, Janete Lins, diretora Clinica da Mulher e Simone Paes Secretaria municipal da saúde

Jonas Cavalcante alerta que a campanha tem como objetivo sensibilizar a população quanto a importância da doação para salvar a vida de muitas pessoas que aguardam por um transplante.

Diolan Tenório Cavalcante, Farmacêutico responsável pelo DAF, informou que dentro das atividades desta manhã foram realizados teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, teste rápido para identificar Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e uma palestra sobre a importância de ser um doador e conversar com família sobre o assunto.

O presidente da ARRCT-RO lembrou que a Doação de órgãos e tecidos envolve muitas etapas e os profissionais de saúde estão presentes em cada um deles. Procedimento, acolhimentos e informações corretas e humanizadas contribuem significativamente para tornar ainda mais eficiente o sistema nacional de transplantes.

“Neste momento de pandemia causado pelo coronavírus, no mundo inteiro e no Brasil têm sido observadas queda nas doações de órgãos e nas realizações de transplantes, tornando-se um desafio para os países, tanto pelos esforços para manutenção das doações, quanto para garantir a segurança das equipes de saúde e dos pacientes. A campanha se tornou ainda mais necessária, tendo em vista o fato de que o Brasil contabilizava um número crescente de transplantes nos últimos anos, Doe órgãos. A vida precisa continuar”, afirmou Jonas Cavalcante ao lembrar do tema da campanha.

SETEMBRO VERDE: Rolim de Moura recebe ação campanha sobre sensibilização de doação de órgãos 55

Via assessoria

Giro Rolim

Comemorado nacionalmente dia 21 de Setembro, o Dia da Árvore em Rolim de Moura foi marcado por diversas atividades alusivas.

Publicado

2 dias atrás

em

23/09/2021

A programação organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMMADU) Iniciou às 8h, com doação de mudas à empresa Águas de Rolim que juntamente com a equipe da SEMMADU, realizou o plantio simbólico de várias espécies nativas na Praça Bosque, na Avenida 25 de agosto.

Em seguida, a equipe da SEMMADU, atendendo ao pedido da professora Denise, se deslocou até a Escola Polo José Veríssimo, na Linha 176, onde foi distribuído individualmente uma muda para os alunos e funcionários da escola, destinadas ao plantio em suas respectivas propriedades rurais.

Continuando a programação, por volta das 11h, a equipe da SEMMADU, entregou um lote de 50 mudas de ipês de cores variadas, aos coordenadores do Frigorífico Minerva que fizeram um ato cívico especial com várias atividades internas, alusivas à data.

Conforme cronograma, as atividades comemorativas, culminaram com a distribuição do último lote, na residência da empresária e líder comunitária, Marlene Lira, destinadas ao plantio e sombreamento da Escolinha de Futebol Infantil do Bairro Centenário.

” Estamos plantando mais uma semente e o alvo são os estudantes”, Comentou a Engenheira Agrônoma e Coordenadora do Viveiro Municipal, Cristina Vergara.

Para o titular da SEMMADU, Olício Domingos Lopes, o evento foi bastante positivo, uma vez que a programação contou com a parceria de várias instituições. “Estamos buscando envolver cada vez mais a sociedade rolimourense, nas questões ambientais do Município” Comentou.

O prefeito Aldo Júlio destaca que faz parte do planejamento da gestão uma cidade urbanizada e arborizada, no qual a SEMMADU está incumbida de executar o projeto para deixar Rolim de Moura cada vez mais bonita.

  • Distribuição e Plantio de Mudas marca o dia da Árvore em Rolim de Moura 58
  • Distribuição e Plantio de Mudas marca o dia da Árvore em Rolim de Moura 59
  • Distribuição e Plantio de Mudas marca o dia da Árvore em Rolim de Moura 60

Via assessoria

Giro Rolim

Todos os pacientes estão sendo monitorados e, até o momento, nenhum está internado.

Publicado

2 dias atrás

em

23/09/2021

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou mais 35 casos da variante Delta do coronavírus em nove municípios rondonienses. Os pacientes têm idade entre 15 e 77 anos e estão sendo monitorados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).

Dos novos casos confirmados da variante, dois são em Porto Velho, cinco em Ariquemes, seis em Jaru, um em Ouro Preto do Oeste, 14 em Ji-Paraná, três em Rolim de Moura, dois em Pimenta Bueno, um em Cacoal e um em Chupinguaia. Todos os pacientes estão sendo monitorados e, até o momento, nenhum está internado.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Rede de Vigilância Genômica do Estado, foram recebidos 73 resultados do sequenciamento utilizando a técnica de NGS (genoma completo do vírus). Desses, 47,94% foram caracterizadas como variante delta, dentre elas, oito pessoas que já tinham completado o esquema vacinal, 18 que tinham somente a primeira dose e nove não tinham tomado nenhuma dose da vacina contra a covid-19.

Com os novos casos, Rondônia soma 42 moradores confirmados com a nova variante. Os primeiros tinham sido confirmados no fim de setembro, quando sete amostras deram positivos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante foi identificada pela primeira vez na Índia e é considerada um vírus com alta taxa de contaminação, causando doenças mais sérias que as anteriores.

O secretário de saúde, Fernando Máximo, alerta a população sobre a importância de completar o esquema vacinal. “Precisamos manter todas as medidas de higiene, medidas sanitárias e, principalmente, completar o ciclo vacinal com a segunda dose, pois, só assim quebraremos a cadeia de transmissão do vírus”, finaliza.   

Mais 35 casos da Variante Delta são registrados em 09 municípios de Rondônia; três em Rolim de Moura 63
Fotos: Daiane Mendoça

Via assessoria do governo

Por Ludmary Nascimento

Giro Rolim

O Evento será no próximo dia 30, na Igreja Avivamento Bíblico, as 19h.

Publicado

2 dias atrás

em

23/09/2021

O prefeito de Rolim de Moura (RO) Aldo Júlio recebeu na manhã deste terça-feira (21) no gabinete da prefeitura municipal o comandante do 10.º Batalhão da Polícia Militar, Major Tiago Campos. Na ocasião o prefeito rolimourense foi informado que receberá uma condecoração da Polícia Militar do Estado de Rondônia: Medalha do Mérito o Guardião da Zona da Mata, com a qual o prefeito Aldo Júlio foi agraciado.

O comandante do Batalhão informou que pela primeira vez haverá esta solenidade no 10.º Batalhão para entrega da medalha como forma de reconhecimento de pessoas que contribuem com a instituição. O Evento será no próximo dia 30, na Igreja Avivamento Bíblico, as 19h. Acompanharam o comandante Sargento Feitosa e Cabo Patrícia da seção de Comunicação do 10.º Batalhão. O Secretário Municipal de Agricultura, Dionísio Pereira Braga, também participou da reunião.

Major Tiago Campos lembrou que o prefeito Aldo Júlio sempre foi parceiro de primeira hora das ações do 10.º BPM e merece a honraria.

O prefeito agradeceu ao comando da PM pelo reconhecimento e destacou que como cidadão e homem público buscou sempre contribuir com a segurança pública do município e que fez gestão muitas vezes quando ainda ocupava o cargo de vereador para a implantação do Batalhão da Polícia Militar em Rolim de Moura.

“Na época nossa companhia era subordinada a Cacoal e a Vilhena e a PM de Rolim de Moura é responsável por uma área muito grande e por vários municípios da nossa região. Apoiamos muito para que fosse transformado em Batalhão e aconteceu, pois era um desejo de toda a sociedade. Reconheço o grande trabalho que a PM faz na nossa cidade e região e estou feliz por ser lembrado como alguém que contribuiu e reafirmo o compromisso de sempre apoiar a segurança pública”, finalizou o prefeito.

Aldo Júlio será homenageado pela Polícia Militar com Medalha do Mérito o Guardião da Zona da Mata 66

Via assessoria

Read More

Leave Your Comments

Your email address will not be published.

Copyright 2011-2021. All Rights Reserved