Goiânia chega a marca de um milhão de doses aplicadas contra Covid

Goiânia – A capital goiana ultrapassou a marca de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas. Segundo a prefeitura, do total de vacinados, 684.714 são de pessoas que receberam a primeira dose, 300.162 da segunda e 24.740 de dose única. Na cidade, 58,57% dos maiores de 18 anos já receberam pelo menos uma dose da vacina e 27,79% já foram totalmente imunizados.

Para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), “hoje foi um dia histórico”.

“Este é um esforço coletivo, que envolve servidores da saúde, da tecnologia, da comunicação e, de maneira especial, a atuação de voluntários como os estudantes da área da saúde, médicos dermatologistas, militares do Exército entre outros, além das diversas instituições que cedem seus espaços para a instalação de postos de vacinação”, reconheceu.

De acordo com o secretária municipal de Saúde, Durval Pedroso, o processo de imunização da população de Goiânia está avançando conforme o recebimento dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde. Na ocasião, ele pontuou a importância de as pessoas procurarem os pontos de vacinação para receber a dose de reforço contra a Covid-19. “Lembramos que a segunda dose é muito importante para garantir a imunização”, frisou.

Vacinação

Para esta quarta-feira (4/8), a capital goiana segue imunizando pessoas com 33 anos ou mais, além dos grupos prioritários que já realizaram o agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou pelo site. Também continua sendo aplicada a segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer em 12 locais, sem necessidade de agendamento. Podem receber o reforço aqueles com data marcada para os dias 5 e 6 de agosto e em atraso.

O atendimento é organizado da seguinte forma: na parte da manhã, são vacinadas as pessoas com nomes começados pelas letras de A a L; no período vespertino, de M a Z.

O atendimento no Ciams Dr. Domingos Viggiano, no Jardim América, continua para as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), primeira dose e reforço em atraso de idosos. Quem está com atraso na segunda dose da vacina Coronavac pode se dirigir à Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste. Esses dois postos de atendimento para pedestres não necessitam de agendamento e funcionam das 8h às 17h.

Lembrando que, devido ao tipo de vacina disponível no estoque da SMS, que necessita de refrigeração específica, o drive thru do Shopping Passeio das Águas segue sem vacinação até o recebimento de novas doses de outros laboratórios.

Vacinação da Covid-19 em GoiâniaVacinação da Covid-19 em Goiânia

Vacinação contra Covid-19 em GoiásVinícius Schmidt/Metrópoles

Enfermeira prepara vacina contra Covid-19 em Goiâniavacinacaogoiania (7)

Servidora da Saúde exibe vacina preparada para ser aplicada em paciente de GoiâniaVinícius Schmidt/Metrópoles

Fila de carros para vacinação contra Covid-19 em Goiâniavacinacaogoiania (3)

Fila de carros para vacinação de Covid-19 em Goiânia na modalidade drive thru, no Shopping Passeio das ÁguasVinícius Schmidt/Metrópoles

Fila de carros para vacinação contra Covid-19 em Goiâniavacinacaogoiania (6)

As filas são grandes seja nos locais onde está ocorrendo vacinação para pedestre ou nos drive-thrusVinícius Schmidt/Metrópoles

Vacina sendo preparada para aplicação em Goiâniavacinacaogoiania (2)

Vacina preparada para aplicação em Goiás na campanha atualVinícius Schmidt/Metrópoles

Vacina sendo preparada para aplicação em Goiâniavacinacaogoiania (1)

Vacina sendo preparada para aplicação na capital de GoiásVinícius Schmidt/Metrópoles

enfermeira aplica vacina em idosa em goiânia na segunda etapa de vacinação de pessoas acima de 85, em goiásvacinação de idosos acima de 85 anos em goiânia, goiás

Em Goiânia, enfermeira aplica a dose da vacina e acompanhante do paciente registra o momentoVinícius Schmidt/Metrópoles

Confira como fica o calendário de vacinação em Goiânia:

Quarta-feira (4/8)

Primeira dose – pessoas a partir de 33 anos, por agendamento

  • 12 unidades de saúde (8h às 17h)
  • Área I da PUC Goiás (8h às 16h)

Primeira dose – grupos prioritários, por agendamento

  • CSF Leste Universitário (8h às 17h)

Segunda dose – pessoas agendadas para os dias 4/8 e 5/8

  • 13 locais, sem agendamento (8h às 17h, exceto Área I da PUC, que encerra às 16h)

Segunda dose em atraso da vacina Coronavac

  • Escola Municipal Rotary Goiânia Oeste (8h às 17h)
Testagem ampliada

Também nesta quarta-feira (4/8), Goiânia realiza mais uma rodada de testagem de antígeno da população. Serão realizados cerca de três mil testes em três regiões da capital. Os locais disponíveis serão o Cepal Jardim América, Escola Municipal Pedro Costa e a Associação dos Moradores do setor União. O atendimento é das 8h às 16h.

Para realizar o teste, basta fazer o agendamento no site da Prefeitura e comparecer no horário marcado. O teste é realizado em pessoas acima de 12 anos, sem sintomas e que tiveram contato com algum caso confirmado para a Covid-19 nos últimos dias. O resultado do exame leva cerca de 20 minutos para ficar pronto.

Os interessados podem realizar o agendamento por meio do link: https://www10.goiania.go.gov.br/AgendamentoExame_COVID19/AgendarExame.asp.

Read More

Leave Your Comments

Your email address will not be published.

Copyright 2011-2021. All Rights Reserved